Flu é o primeiro em ranking de eficiência

Em qualquer aplicação financeira, geralmente quem coloca mais dinheiro, resgata os maiores ganhos. No mundo do futebol, esse padrão também se torna claro em ligas como a espanhola, a alemã e inúmeras outras.

Portanto, ao olhar a tabela do campeonato brasileiro, seria de se esperar um relativo alinhamento entre faturamento de clubes e sua colocação. Todavia, como se pode perceber, há alguns “intrusos”.

Por exemplo, o Fluminense teve um faturamento 2017 que correspondeu a cerca de 1/3 do Flamengo e tem uma diferença de mais de R$ 400 milhões a menos para gastar em 2018. Mas encontra-se na vice-liderança e somente um ponto abaixo do rival, que possui o maior orçamento do Brasil.

Porém, quando se analisa o quanto se tem para investir versus a pontuação obtida, percebe-se que há uma grande discrepância para a classificação atual. Apenas com o intuito de fazer uma simulação, identifica-se um Fluminense na liderança com Flamengo passando para o 10o lugar e Palmeiras em 12o.

Elaborada por Reinaldo Medeiros

Evidentemente que o Campeonato Brasileiro ainda está no começo, há muitas rodadas pela frente, mas essas primeiras rodadas servem para mostrar como há clubes que estão conseguindo superar a desigualdade financeira com bom aproveitamento da garotada da base, reforços bem escolhidos e uma nova disciplina orçamentária, mesmo que ela seja imposta pelas circunstâncias.

Montar times competitivos com menos recursos e ainda assim disputar o topo da tabela como o Fluminense vem conseguindo é um reconhecimento importante a ser observado, fruto do esforço de jogadores, comissão técnica e da diretoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s